sexta-feira, 27 de abril de 2012

**********
Jesus disse... 
**********
TEXTO: Mateus 20:1-16
“Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Ele combinou pagar-lhes um denário pelo dia e mandou-os para a sua vinha.
“Por volta das noves hora da manhã, ele saiu e viu outros que estavam desocupados na praça, e lhes disse: ‘Vão também trabalhar na vinha, e eu lhes pagarei o que for justo’. E eles foram.
“Saindo outra vez, por volta do meio-dia e das três horas da tarde, fez a mesma coisa. Saindo por volta das cinco horas da tarde, encontrou ainda outros que estavam desocupados e lhes perguntou: ‘Por que vocês estiveram aqui desocupados o dia todo?’ ‘Porque ninguém nos contratou’, responderam eles.
“Ele lhes disse: ‘Vão vocês também trabalhar na vinha’.
“Ao cair da tarde, o dono da vinha disse a seu administrador: ‘Chame os trabalhadores e pague-lhes o salário, começando com os últimos contratados e terminando nos primeiros’.
“Vieram os trabalhadores contratados por volta das cinco horas da tarde, e cada um recebeu um denário. Quando vieram os que tinham sido contratados primeiro, esperavam receber mais. Mas cada um deles também recebeu um denário. Quando o receberam, começaram a se queixar do proprietário da vinha, dizendo-lhe: ‘Estes homens contratados por último trabalharam apenas uma hora, e o senhor os igualou a nós, que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia’.
“Mas ele respondeu a um deles: ‘Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não concordou em trabalhar por um denário? Receba o que é seu e vá. Eu quero dar ao que foi contratado por último o mesmo que lhe dei. Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?’
“Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos”.
PENSAMENTO: Do ponto de vista da lógica humana, a queixa dos primeiros trabalhadores parece justa. Quanto mais se trabalha, mais se deve ganhar. Isso pode ser justo quando buscamos receber o que merecemos. Mas na economia do Reino, ninguém quer o que merece. Se fôssemos receber o que merecemos estaríamos todos perdidos. O que nós queremos é a graça. E a graça é sempre dada de acordo com Aquele que a concede.
Independente do tamanho do sacrifício, todos nós somos igualmente devedores da graça de Deus. O pastor emérito e a faxineira do prédio da igreja, o missionário que labora por cinqüenta anos na seara e o aidético que se converte pouco antes de sucumbir – cada um receberá a mesma medida da graça de Deus.
A atitude de cada um deve ser de gratidão pela imensa bondade de Deus. Talvez os primeiros trabalhadores ficaram por último porque o senhor deles já sabia da sua atitude - ressentimento ao invés de gratidão. Tomara que a mesma coisa não aconteça conosco no porvir.
Não importa o tamanho do seu ministério ou da sua dívida em pecados perdoados, o que Deus tem reservado para você é muito mais do que você merece. Dê graças a Jesus pela graça de Deus.
ORAÇÃO: Senhor, obrigado! Mesmo sem saber o que nos espera no Céu, queremos lhe agradecer. Se o amor de Jesus é tão grande para conosco, só dá para imaginar como vai ser o galardão que nos aguarda. Em nome e por amor a Jesus oramos. Amém. 

sábado, 14 de abril de 2012

Onde está o teu Deus?


A minha alma tem sede de Deus[...] Onde está o teu Deus?[...] Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.[...] Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? Salmos 42:1-10

1. Você já se sentiu sozinho, abandonado, e esquecido como Davi, neste salmo?

2. O inimigo nunca iniciou uma conversa com você quando você estava deprimido?

3. A única vez que o inimigo (o diabo) tem algo a dizer para nós é quando ele quer desencorajar-nos, enganar-nos e distrair-nos.

4. É um erro participar de uma conversa com o inimigo.

5. Só o diabo faria você questionar a Deus.


6. Eu quero responder a pergunta: “Onde está o teu Deus” com a Palavra de Deus


7. Eu quero dizer a vocês, ao diabo, e a todos os outros onde o nosso Deus está.


8. Eu quero que você saia daqui hoje com a garantia, a confiança e determinação, de saber onde o seu Deus está.


O nosso Deus está acima de nós.
A. Em Sua Pessoa (Salmos 115 :1-3) (Deut.4: 39). Em singularidade “não há outro”. Em entendimento (Isaias 55:8-9)
B. Em Seu Poder (Efésios 1 :19-23). Exclusivo “todos os principados” (21) “todos os nomes” (21) “todas as coisas” (22). Eterno “não só neste mundo, mas também…” (21)
C. Em seu louvor (Efésios 4: 6) (Jo 3: 31) (Tiago 1: 17) (I Cr. 29: 11)

Nosso Deus está a nossa volta.

Para livrar-nos (Sl 34: 7) (Sl 32: 7); Para nos proteger (Sl 125: 2) (Sl 5: 12); Para cuidar de nós (Sl 139 :3-10)

Nosso Deus está adiante de nós.
A. Para conduzir-nos dia e noite (Êxodo 13 :21-22)
B. Para nos conduzir a descansar (Num 10: 33) (Jo 10: 4)
C. Para lutar por nós (Deuteronômio 1: 30) (Sl 68 :7-8).
- Nós nunca passamos por alguma situação que Deus não tenha estado conosco
- Nós não temos ideia do que iríamos enfrentar sem ele
- Achamos que está difícil agora, mas Deus já cuidou de todas as coisas grandes. Cada passo que dou, o Salvador vai antes de mim. E com a sua mão amorosa ele lidera o caminho.

Nosso Deus está na nossa retaguarda.
- Quando estamos com medo do nosso passado nos pegar (Êxodo 14: 19)
- Quando somos tentados a voltar ou desistir (Isaias 30: 21)
- Deus vem atrás de nós com bondade e misericórdia (Salmos 23: 6)
- Deus vem bem atrás de nós com animo para a viagem (I Coríntios 10: 4).

Nosso Deus está sob nós.
Deus não vai nos desamparar (Deuteronômio 33: 27) (Isaias 40: 11); Deus não vai permitir nada nem ninguém nos atingir (João 10:28-30); Deus não vai nos deixar cair (Salmo 40:2-3) (Judas 24); Minha esperança está edificada sobre nada menos, do que o sangue de Jesus. Não me atrevo a confiar no quadro mais doce, mas completamente confiar no nome de Jesus. Em Cristo a rocha sólida eu estou, todos os outros solos são areia movediça!


Nosso Deus está conosco.
Assim como Ele estava com outros personagens na Escritura (Hebreus 13: 5) (Fp 1: 6).
Abraão (Gên. 21: 22); Isaque (Gên. 26: 3) ; Jacó (Gên. 28: 15) ; José (Gên. 39: 2, 21, 23) ; Moisés (Ex.33: 14) ; Josué (Josué 1: 5) ; Salmista (Sl 46: 7) ; Discípulos (Mt 28: 20) ; Paulo (At 18:9-10) (II Tim 4: 17) ; Jovens hebreus (Dan 3) (Isa 41: 10, 43:2)

Nosso Deus está dentro de nós.
A. (Jo 14 :16-17) (I Cor 6: 19) (Col 1: 27) (Ez 36 :26-27) (Efésios 3 :14-19)

Conclusão:
1. Nosso Deus está no lugar onde Ele sempre esteve

2. Se parece haver uma distância entre você e Deus, hoje, lembre-se, Ele não se moveu.


Pr. Aldenir Araújo