sábado, 5 de março de 2011

A ORIGEM DA FESTA DA CARNE.

A ORIGEM DO CARNAVAL


.
Pesquisando sobre a origem do carnaval, encontrei várias explicações, bastante divergentes. Uns dizem que o carnaval teve origem na Grécia, outros afirmam que foi no Egito, outro pregam que foi em Roma. Uns dizem o carnaval surgiu da festa da chegada da colheita, outros dizem ter ele derivado das saturnálias, festas romanas, etc. De todas as que encontrei, escolhi a que me pareceu mais coerente para expor aqui.

"A origem do Carnaval é polêmica e muito remota.

O modelo mais simples de Carnaval, consta de danças e cânticos no Antigo Egito – IV milênio a.C., quando o homem começa a festejar resultados de colheitas na agricultura, com o intuito de espantar coisas ruins e saudar as boas.

Na Grécia e em Roma, entre o séc. VII a.C. e VI d.C. a sociedade organiza-se hierarquicamente, separados por classes. Acentuam-se as libertinagens e licenciosidades, provocadas pela necessidade de uma válvula de escape.

O Carnaval foi oficializado pela igreja católica em 590 d.C. e adquire características básicas na renascença e termina no séc. XVIII, quando um novo modelo, começa a se delinear.

Em Nice, Roma e Veneza, o Carnaval era idêntico ao de hoje, com mascarados, fantasiados e desfiles de carros alegóricos.

O povo utilizava ritos e festejos cômicos, (exibindo anões, monstros, animais, sábios, bufões e bobos), num ambiente festivo, um espetáculo, de descontração e alegria.

Em 325 d. C. a igreja cria a primeira Assembléia de Bispos, onde colocam-se em discussão, entre outras questões, as festas populares.

Em 590 d.C., o Papa Gregório I - o grande, marca, em definitivo, a data do Carnaval no calendário Eclesiástico.

O Carnaval vai se tomando de maior vulto, sobretudo, na área mediterrânea da Europa – na Itália (Roma e Veneza), França (Paris e Nice) e Alemanha (Nuremberg e Colônia).

Em 1545, no Concílio de Trento, o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular importante, não devendo ser hostilizada pelo Clero.

Em 1582, o papa Gregório XIII, ao promover a reforma do Calendário, estabeleceu em definitivo, as datas do Carnaval.

Incorporado ao espírito brasileiro, o Carnaval é a festa popular mais importante do país, com características regionais diferentes e bem definidas. Temos Carnaval para todos o gostos!" (http://www.brazilsite.com/carnaval/origem.htm).

Em uma outra história, a que diz ter o carnaval surgido das "saturnálias", diz-se a festa recebeu o nome de "Carnevale, que no idioma da época significava "adeus à carne". Ou seja, uma despedida dos chamados prazeres carnais, ou seja, dos tais excessos que caracterizavam as Saturnálias e eram, como ainda são, reprovados pela Igreja" (http://www2.uol.com.br/cienciahoje/che/carnava2.htm).

Em 28 de fevereiro de 1854, foi realizado o primeiro desfile de carros alegóricos no carnaval do Rio de Janeiro.

Como as religiões, o carnaval parece que chegou a todos os países do mundo. Sua origem, também como as religiões, é contada de diversas formas, não se sabendo com precisão a realidade.

SITUAÇÃO DAS IGREJAS NOS DIAS DE HOJE ÚLTIMOS TEMPOS - PRINCÍPIO DAS DORES ​ ​ ​Irmãos, não há como fugir da situação ou fingir que na...